A segunda foi de vez. Depois de ter ficado em segundo lugar na edição de 2009, o músico Yannick Afroman conquistou esta quinta-feira, pela primeira vez, o Top dos Mais Queridos, com a música "Bakongo". Tema do seu mais recente disco "Outros Mundos", lançado em Dezembro de 2018, a música faz referência à importância da valorização da cultura e das tradições angolanas, sem distinção de etnia.
Com esta conquista, o artista, que obteve 8.583 votos, entrou também na história do Top dos Mais Queridos ao tornar-se no primeiro artista rap a conquistar o galardão.
Yannick obteve, como prémio, dois milhões de Kwanzas, diploma e um galardão.
O segundo lugar foi ocupado por Bessa Teixeira e em terceiro ficou Gerilson Insrael.
Yannick Manuel Ngombo “Yannick Afroman” começou a carreira em 1989, em Paris (França), fazendo free-style. Voltou para Angola em 1995, onde se juntou a Mumu e Kitess, dando origem ao grupo Afroman.
Em 1999, com a estreia da música promocional não comercializada "Ta Calor", o grupo rápido conquistou um espaço entre o público, pela primeira vez fora da comunidade Hip-Hop.
Daí, as portas abriram-se para Afroman, que é hoje um dos músicos mais populares em Angola. Bateu recorde, a 21 de Dezembro de 2008, de CD mais vendido até a data no país, com 15 mil cópias comercializadas, e consequentemente com o concerto com mais assistência até então, mais de 22 mil pessoas, em 7 de Fevereiro no Estádio dos Coqueiros.
Tem no mercado os discos Mentalidade, Terra-a-terra e Outros Mundos.
Natural do Uíge, Yannick tem na sua galeria os prémios de Melhor Rap 2001/2003 e 2009 (Rádio Luanda) e, em 2009, ficou em segundo lugar no Top dos Mais Queridos.
Vencedores do Top dos Mais Queridos
Com três edições ganhas desde o longínquo ano de 1982, o músico Pedrito continua a ser o recordista do Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola (RNA), que reúne anualmente os melhores da música angolana.
0 Comentários