Anuncio Adsterra

Turquia ameaça abrir fronteiras aos refugiados que querem entrar na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, admitiu pôr um fim unilateral ao acordo migratório com os Estados-membros. “Está tudo nas nossas mãos. A partir de agora, podemos dizer não vamos mais aplicar o acordo e está acabado", realça.


Em entrevista ao canal 24 TV, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, ameaçou anular unilateralmente o acordo migratório com a União Europeia, que remonta a março do ano passado.
“Podemos acabar [com o acordo] unilateralmente. Ainda não informámos os nossos interlocutores [da Europa]. Está tudo nas nossas mãos”, afirmou o responsável pela diplomacia turca, que acusou a União Europeia de não ter autorizado, como estava previsto no pacto, a liberalização de vistos para cidadãos turcos na comunidade única.
“A partir de agora, podemos dizer: «não vamos mais aplicar o acordo e está acabado», acrescentou Mevlut Cavusoglu, mostrando-se decidido em avançar com o bloqueio do pacto migratório europeu.
O acordo, que prevê o reenvio sistemático de todos os migrantes para a Turquia, permitiu reduzir drasticamente o número de chegadas na Grécia. De acordo com o governante, “a liberalização dos vistos é um pré-requisito”, conforme explicou esta quarta-feira, em declarações à estação televisiva.
A troca de acusações entre a Turquia e Estados-membros da União Europeia tem sido contínua, depois do cancelamento de comícios na Alemanha e na Holanda onde iam discursar ministros turcos. Na segunda-feira à noite, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apontou o dedo ao Governo da chanceler alemã Angela Merkel, acusando-a de “apoiar terroristas” e não responder aos 4.500 dossiers que Ancara enviou ao país com nomes de alegados terroristas.
“Senhora Merkel, porque é que está a esconder terroristas no seu país? Porque é que não está a fazer nada?”, questionou Recep Erdogan, numa entrevista ao canal turco A Haber TV, para dar a resposta, em tom acusatório, logo de seguida: “A senhora Merkel está a apoiar terroristas.

Enviar um comentário

0 Comentários