A ministra do Mar anunciou, na Manhã TSF, que Lisboa ganhou a organização do Seatrade Cruise Med, em 2018. A estratégia para os próximos 10 anos no Porto de Lisboa é apresentada esta sexta-feira.
O Seatrade Cruise Med, um congresso que reúne operadores de navios de cruzeiro do Mediterrâneo, vai realizar-se pela primeira vez em Lisboa, em setembro de 2018.
É considerado o maior congresso do mundo, neste setor, e realiza-se de dois em dois anos. Lisboa tinha apresentado a candidatura, no ano passado, para suceder a Santa Cruz de Tenerife, que realizou o evento em setembro de 2016.
Na Manhã TSF, Ana Paula Vitorino explicou que o congresso vai ajudar ainda mais ao crescimento do trânsito de passageiros no Porto de Lisboa, que tem sido muito forte nos últimos anos.
O acolhimento dos passageiros dos navios de cruzeiro vai também melhorar já em maio, com a inauguração do novo terminal, em Santa Apolónia.
Mas a estratégia para o Porto de Lisboa passa por quatro pilares, e só um tem a ver com os cruzeiros. Os restantes apontam para uma melhoria da eficiência, para a inovação e para devolução de parte da zona ribeirinha aos cidadãos.
A ministra do Mar garante que nesta estratégia continua a caber a criação de um terminal de contentores, no Barreiro, embora com um projeto diferente do que foi herdado do anterior governo. Outra componente é o desenvolvimento da navegabilidade do Tejo, permitindo o aumento da circulação de barcaças até à plataforma logística de Castanheira de Ribatejo.
0 Comentários